terça-feira, 7 de maio de 2013

O futuro do encontro entre o cinema independente e seu público


No mês de abril aconteceu a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (BACIF), entre os dias 10 e 21, na capital Argentina. O evento tem como proposta a inclusão de produções independentes no circuito de distribuição e internacionalização cinematográfica. Com o mesmo objetivo de realização, podemos destacar também a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, que em janeiro teve sua 16ª edição, e pode ser considerada uma das maiores vitrines do cinema independente brasileiro.

La Paz, de Santiago Loza, ganhou o prêmio de melhor filme nacional do BACIF 2013


Ambos os eventos são recheados de produtos audiovisuais de qualidade, que apesar de não terem os mesmos recursos que os grandes estúdios, podem contar com o auxílio ofertado por meio de leis de incentivo de projetos culturais e também com os avanços tecnológicos, que facilitam e barateiam estas produções. Ou seja, temos uma grande variedade de bons filmes independentes, tanto aqui como em outros países. Porém, enfrentamos uma grande dificuldade em fazer o contato entre estas obras e seu público, que ficam restritas, na maioria das vezes, apenas aos festivais.

Por que é tão difícil encontrar salas que façam a exibição destes produtos? Hoje o mercado está cheio dos seus blockbusters (lançados pelas grandes distribuidoras), e o público que consumiria as realizações alternativas não encontra oferta. É claro que a demanda pelos blockbusters é maior, e por isso, é pouco provável que o quadro da distribuição feita pelo mercado cinematográfico mude.

Mas então, qual será o recurso que a minoria que aprecia o cine underground poderá utilizar para ter acesso ao produto de seu interesse? Pode-se dizer que a internet já vem cobrindo estas brechas, e se tornando uma distribuidora em potencial deste material (mesmo que ainda não esteja lucrando com isso). No entanto, a exemplo da indústria fonográfica, que estabeleceu uma relação de mercado com seus consumidores (como na iTunes), pode ser que em breve o mesmo seja adaptado aos filmes.

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