No mês de
abril aconteceu a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente
de Buenos Aires (BACIF), entre os dias 10 e 21, na capital Argentina. O evento
tem como proposta a inclusão de produções independentes no circuito de
distribuição e internacionalização cinematográfica. Com o mesmo objetivo de
realização, podemos destacar também a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas
Gerais, que em janeiro teve sua 16ª edição, e pode ser considerada uma das
maiores vitrines do cinema independente brasileiro.
La Paz, de Santiago Loza, ganhou o prêmio de melhor filme
nacional do BACIF 2013
Ambos os
eventos são recheados de produtos audiovisuais de qualidade, que apesar de não
terem os mesmos recursos que os grandes estúdios, podem contar com o auxílio
ofertado por meio de leis de incentivo de projetos culturais e também com os
avanços tecnológicos, que facilitam e barateiam estas produções. Ou seja, temos
uma grande variedade de bons filmes independentes, tanto aqui como em outros
países. Porém, enfrentamos uma grande dificuldade em fazer o contato entre
estas obras e seu público, que ficam restritas, na maioria das vezes, apenas
aos festivais.
Por que é
tão difícil encontrar salas que façam a exibição destes produtos? Hoje o
mercado está cheio dos seus blockbusters
(lançados pelas grandes distribuidoras), e o público que consumiria as
realizações alternativas não encontra oferta. É claro que a demanda pelos blockbusters é maior, e por isso, é
pouco provável que o quadro da distribuição feita pelo mercado cinematográfico
mude.
Mas
então, qual será o recurso que a minoria que aprecia o cine underground poderá
utilizar para ter acesso ao produto de seu interesse? Pode-se dizer que a
internet já vem cobrindo estas brechas, e se tornando uma distribuidora em
potencial deste material (mesmo que ainda não esteja lucrando com isso). No
entanto, a exemplo da indústria fonográfica, que estabeleceu uma relação de
mercado com seus consumidores (como na iTunes), pode ser que em breve o mesmo
seja adaptado aos filmes.
ah, um post! VIVA
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